Sete Ps do Marketing e o Sucesso de Seu Negocio

Por Idemar Bueno, 21/02/2015 17:36

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Iniciar qualquer projeto em nossa vida requer algum tipo de conhecimento específico, segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE mais de oitenta por cento das empresas que se abrem no Brasil encerram suas atividades até o segundo ano de abertura, isso se dá em grande parte devido à falta de estudo de viabilidade do mercado como um todo e uma das ferramentas para se conhecê-lo é utilizada pelo marketing, normalmente são apresentados os quatro P’s do marketing proposto por E. Jerome McCarthy em 1.960 que são:- Produto, Promoção, Praça e Preço, expressando o seguinte raciocínio este modelo:- As empresas produzem um determinado Produto, este é alvo de uma Promoção, que tem por objetivo comunicar, informar o consumidor sua disponibilidade de uma dada Praça (Ponto de venda), a um determinado Preço. Em 2.007 Bulgacov destacou os três P’s adicionais existentes par o marketing de serviços que são eles Pessoas, Prova Física e Processo, cada um desses P’s trazem para sua futura empresa uma importância Impar, pois através deles você poderá ter uma visão se é viável ou não o negocio proposto por você, devido a esta importância descrevo abaixo resumidamente o que cada P significa:-

PRODUTO

Existem varias definições para produtos feitos por diversos autores, mas que encerram sempre a mesma idéia. Dentre estes autores destaco:-
“Oferta de uma empresa que satisfaz uma necessidade” (MsCarthy e Perrealt Jr, 1997, p.148).
“Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo”(Kotler, 2.000, p. 416). Podem ser tangíveis (físicos, podem ser tocados) e intangíveis (são os serviços, não podem ser tocados), para organizações e para consumidores. Ainda utilizando Kotler para conceituar produto físico e de satisfação de necessidade ele nos diz que:-
a-) Bens de conveniência, são aqueles comprados com freqüência e mínimo de esforço (ex:- sabonete, absorvente).
b-) Bens de compra comparados, como o próprio nome diz, o consumidor compara em termos de Preço, modelo, qualidade (ex.:- roupas, aparelhos eletrônicos, móveis).
c-) Bens de especialidade, são os bens com características únicas, como carros, imóveis em geral neste caso casa própria e maquinas fotográficas.
d-) Bens não procurados, ou seja, são os bens que os consumidores não conhecem, ou normalmente não pensam em comprar (jazigo, seguro de vida, enciclopédia).
As grandes organizações utilizam-se do P Produto oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado, um exemplo de empresas que utilizam desta característica é a Unilever, que tem produtos para praticamente todos os mercados de consumo.
Com relação ao ser humano sinto que o PRODUTO está co-relacionado a PAIXÃO, basta você analisar em sua Vida pessoal, você compra algo porque? Quase sempre esta resposta será porque aquilo satisfaz sua necessidade pessoal, portanto, quando você iniciar uma atividade empresarial a escolha do Produto será fundamental para o seu sucesso, faça uma pesquisa com seus amigos e sinta o que é apaixonante para eles e que ainda não tem no mercado ou na região em que você pretende abrir seu negócio, e lembre-se o que é apaixonante para o consumidor será o Sucesso de seu negócio, quanto mais pessoas Felizes com o seu Produto mais sua empresa crescerá, então concluo que para se ter Sucesso com Produto se deve Fazer as Pessoas Felizes.

PREÇO


O marketing envolve trocas, e essas, por sua vez envolvem benefícios. Neste caso a troca deve ser mutuamente benéfica. Ambas as partes procuram algo de Valor em uma troca. Nickels e Wood ( 1.999, p. 222) definem preço como sendo “… quantidade em dinheiro ou algo mais de valor que a empresa pede em troca de um produto.”
Para as empresas o preço tem que ser determinado com exatidão. Para determinar o preço, existem diversos modelos teóricos proposto por diversos autores e que se resumem em quatro fatores:- Objetivos (de venda, de lucro, de concorrência); Custo (fixos, variáveis, marginal); demanda (unitária, elástica, inelástica) e concorrência.
No comportamento humano o PREÇO está relacionado ao POPULAR, não no sentido de mais barato mais sim no sentido de ser lembrado na mente do consumidor, o popular democrático agrega para si VALOR e nas relações Humanas o valor não tem Preço, ou seja, se você tiver um Produto que é agregado um valor nele o preço será irrelevante, como exemplo pego um batom de mulher, a matéria prima do batom é basicamente cera de abelha acrescentado de aromas, se você presentear sua esposa ou namorada com uma determinada marca de batom que não investe em marketing ou é desconhecida na região que você mora ela para ser simpática demonstrará alegria para você, e o Preço deste batom provavelmente será algo entre R$7,00 e R$ 15,00, entretanto, se você presenteá-la com um batom que investe em marketing e embalagem por exemplo da marca Natura ou outra comparada, você pagara algo entre R$ 70,00 a R$ 200,00 e com certeza ela demonstrará muito mais que alegria para você, pois ela terá a oportunidade de “sacar” de sua bolsa, uma batom que tem uma embalagem linda e “cresce” os olhos de suas amigas e então ela provavelmente responderá cheia de orgulho, ganhei do meu namorado ou marido; nesta hora com certeza o VALOR de sua aparência e de seu ego não tem PREÇO, então, democraticamente ela será destaca de POPULAR consumidora daquele determinado Produto.

PRAÇA ( PONTO DE VENDA)
A Praça ou distribuição de um Produto no mercado tem um importantíssimo papel no mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Os produtos depois de produzidos precisam portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.
Nas relações humanas sinto que a Praça está relacionada ao Ponto, onde destaco o Ponto como sendo a união existente entre as Pessoas para satisfazerem uma determinada necessidade, por exemplo, o restaurante é o Ponto que temos para satisfazer nossa fome nos horários de refeições, por isso o Ponto tem que ser o mais agradável possível e deve conter exatamente a necessidade daquele grupo de pessoas que sua empresa se propôs a servir, entendam que servir é a única maneira que sua empresa e você terá para se destacar no mercado, o Lucro alcançado é apenas o resultado do serviço prestado.

PROMOÇÃO

A Promoção é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo.
Nickels e Wood (1.999, P. 320) afirmam que:- “O objetivo da comunicação integrada de marketing é manter um dialogo com os clientes e outros grupos de interesse, permitindo que a empresa responda de forma rápida às suas necessidades e desejos em constante mutação.” Percebe-se, contudo, que na afirmação que a comunicação (Promoção) não se limita a simplesmente informar o mercado acerca de um produto/serviço; o que se pretende é desenvolver uma comunicação a fim de levar o consumidor à realmente adquirir o produto, satisfazendo sua necessidade, e maximizando o lucro da empresa.
Comumente confundida com marketing a propaganda conforme se observa é uma das ferramentas do marketing, dentro do P Promoção que tem por objetivo atingir um grande numero de consumidores e apresentar-se repetitivamente, a fim de fixar a mensagem na mente das pessoas. Ao contrario da publicidade, a propaganda é paga, portanto, tem necessariamente que dar retorno à empresa, em forma de incremento nas vendas. Nesta aspecto é importante selecionar o meio de divulgação correto a fim de que a propaganda seja eficaz.
Nos relacionamentos humanos a PROMOÇÃO esta intimamente ligada a POPULARIDADE, pois algo que é Popular acaba promovendo-se por si só, portanto, se conseguir ser o primeiro na mente das pessoas elas relacionarão a sua empresa como uma empresa que Popularmente satisfaz suas necessidades, vale lembrar que promover algo nem sempre significa abaixar o preço e diminuir o lucro, ao contrario disso a Promoção está sempre ligada a venda casada de produtos/serviços, como estratégia de Promoção sempre é alocado ao lado do produto Promovido um produto com alto valor agregado e que não estão primeiras necessidades dos clientes, se na sua empresa você souber Promover corretamente seus produtos, com certeza você satisfará as necessidades de seus clientes e o resultado dessa união é um maior faturamento mensal.

PESSOAS

O nível de desenvolvimento das pessoas que prestam o serviço como fator fundamental de diferenciação, a ser alcançado por meio de treinamento e motivação. Esta afirmação de Bulgacov (2.007) destaca a importância da seleção de seus colaboradores (antigos funcionários), uma vez que um colaborador bem treinado e motivado com certeza abraçará sua empresa como se fosse dele e essa parceria tenderá a trazer sempre bons resultados para seu negócio.

PROVA FÍSICA

Relacionada ao estilo ou modo de tratamento destinado aos clientes em sua experiência de compra, a aparência do local e das pessoas, a velocidade do atendimento ou da prestação de serviço, à limpeza das instalações. Esta afirmação também de Bulgacov é muito importante, uma vez que, as pessoas gostam de comprar em um lugar agradável e que dão a sensação de grandeza a elas, isso da status quando divulgarem sua empresa a outras pessoas, normalmente elas dirão:- sou cliente daquela empresa e adoro suas instalações.

PROCESSO

Relacionado ao método utilizado para a prestação do serviço, padronizado ou customizado, através de atendimento direto ou tipo self-service, linhas de conhecimento aplicadas. O processo é o que finaliza como um todo os P’s do marketing, pois ele seria a parte final do desenvolvimento de sua empresa. Lembrem-se que se realmente desejarem que sua empresa seja bem sucedida e não caia nas estatísticas de fechamento antes do final do segundo ano de inauguração sua principal função é ter em mente que o seu sucesso está relacionado em fazer seus consumidores felizes, e o Servir é sua principal ferramenta não só em sua empresa mais em todas as partes de sua vida, pois um bom servidor com certeza tem como recompensa um bom serviço. Seja FELIZ, você MERECE.

Idemar Bueno.
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2 comentários para “Sete Ps do Marketing e o Sucesso de Seu Negocio”

  1. Antoani disse:

    Obrigado por nos prestigiar com seus excelentes artigos! Seu link já foi publicado! Sabia que o prêmio aumentou? Agora são R$ 1.000,00!

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  2. Mel disse:

    Achei super interessante esse assunto. Mano da hora chegou meu colch

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