Desenvolvendo Liderança

Por Idemar Bueno, 23/10/2010 10:58


Lider

liderança


Desenvolver a liderança é um treino a ser feito no dia a dia, estas nove dicas poderão iluminar um pouco seu tino de Lider.

1
Identifique claramente o que você mais admira e valoriza em cada membro da equipe e revele sempre que achar oportuno. O reconhecimento é gratificante, principalmente se vier de um superior hierárquico.
2
Se algum membro da equipe não corresponde às expectativas ou trava o andamento do trabalho, não mantenha a insatisfação em segredo. Converse com a pessoa para explicar a situação. Estabeleça objetivos específicos e um prazo para atingi-los. Não comente com os outros sem antes ter dado ao funcionário a oportunidade de melhorar seu desempenho.
3
Estimule a comunicação e a cooperação entre os membros da equipe em função do cumprimento dos objetivos comuns. Não se trata de forçar relações pessoais e de amizade. O importante é que eles compreendam e experimentem as vantagens de fazer parte da equipe.
4
Apóie os esforços da equipe para melhorar. Estimule cada um a atingir seus objetivos e reconheça as conquistas. Ajude-os a aprender com os erros, e ofereça a capacitação necessária para o trabalho.
5
Se surgirem dificuldades ou divergências entre os membros da equipe, não deixe o tempo passar, interfira para resolvê-las. Se você fugir das suas responsabilidades quando os problemas aparecerem, poderá perder o apoio e o respeito da equipe.
6
Seja claro e direto ao expor as suas idéias e dar as coordenadas. Assim você evitará mal-entendidos que prejudicarão o andamento das tarefas, o clima de trabalho, os vínculos interpessoais e a motivação do grupo.
7
Respeite as diferenças de opinião e escute as argumentações que sustentam cada idéia. Se você decidir tudo sozinho, sem levar em conta as opiniões dos membros da equipe, acabará se afastando deles e sendo menos respeitado.
8
Estimule as iniciativas e apóie as que favorecem o cumprimento dos objetivos do grupo. Esta será a melhor maneira de reconhecer o envolvimento nos projetos comuns.
9
Não manipule a equipe. Peça a colaboração de todos e envolva-os no que você precisa fazer. Além de promover a participação, você poderá ver qual é o grau de comprometimento de cada um com o projeto.

Como complemento achei este video muito interessante, vale a pena ver…

Paz e Sucesso!

Idemar Bueno.


Deixe uma resposta

Panorama Theme by Themocracy